E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

O apelo do custo baixo não serve mais para o discurso dos transgênicos

Requião tinha razão...
      A liberação das sementes transgênicas no cenário nacional ocorreu à 15 anos, quando Roberto Requião era governador do estado do Paraná. Na época, Requião combateu o quanto pode o cultivo, comercialização e exportação das sementes geneticamente modificadas, porém, foi vencido pelo lobby dos grandes plantadores de soja e milho. Na época, inclusive alguns pequenos agricultores repudiavam as ações do governador. No entanto, Requião tinha razão.
* Mauro Zafalom, da editora "Mercado": "os transgênicos perderam o principal atrativo para o produtor: o custo mais baixo em comparação com as sementes convencionais".
* Jefferson Carvalho, banco holandês Rabobank: "três fatores aumentaram os custos com os transgênicos: a alta no preço dessas semente, o aumento do uso de agroquímicos nessas lavouras e a maior resistência de plantas daninhas a essa tecnologia".
* José Ozivaldo Alves de Sena, coordenador do Núcleo de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Estadual de Maringá (UEM): "os agricultores são marionetes. Não conseguem fugir do sistema, precisam seguir a maré. O problemas é que essa prática foge a um limite do que é natural. Está se mexendo em uma unidade, o gene, esquecendo que isso altera o todo. É um , segmento estranho à planta. A alteração do gene continua, mesmo depois do consumo humano. Onde é que isso vai parar? Ninguém sabe. Preocupa, preocupa muito".

CRÉDITOS:
Imagem e Referência Bibliográfica: www.robertorequiao.com,br

Um comentário:

  1. Como se não bastasse isso, temos um projeto de lei que quer garantir o fim da obrigação de se colocar o símbolo dos transgênicos nas embalagens.

    ResponderExcluir