E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

quarta-feira, 19 de março de 2014

Crise na Crimeia

          Cada vez mais se intensifica a ação russa na Crimeia. Nesta quarta (19), milicianos pró-Moscou invadiram marinha ucraniana em Sebastopol. No último domingo, dia 16, 96,8% da população da Crimeira votou a favor da incorporação da região à Federação Russa. Abaixo, temos a relação de algumas mudanças que podem vir a ocorrer após essa decisão.

O que muda na Crimeia após referendo aprovar adesão à Rússia
          Um referendo realizado neste domingo (16) na Crimeia, uma República Autônoma ucraniana de maioria russa, aprovou com 96,8% dos votos a adesão da região à Federação Russa. O referendo é o ápice de uma escalada de tensão que atinge a região há mais de um mês, com uma escalada militar russa e ucraniana na região gerada após a deposição do presidente ucraniano Viktor Yanukovich.
          Apesar da aprovação por absoluta maioria, o referendo não foi reconhecido pela Ucrânia nem pela maior parte dos países ocidentais – incluindo a União Europeia e os Estados Unidos, que ameaçaram a Rússia com sanções caso ela siga com a anexação da Crimeia.
          Moscou e o Parlamento da Crimeia têm ignorado as declarações internacionais, e seguiram com o processo de reunificação. A Rússia cedeu a Crimeia para a Ucrânia em 1954, quando as duas repúblicas integravam a URSS. Moscou, no entanto, sempre manteve a base de sua frota do Mar Negro no porto local de Sebastopol. Entenda abaixo o que pode acontecer após o referendo.

Qual o papel do governo da Crimeia?
         Um dia após a realização do referendo, o autoproclamado governo da Crimeia começou a tomar medidas para sua integração com a Rússia. O Parlamento aprovou por unanimidade a anexação aprovada nas urnas, se declarou independente da Ucrânia e também determinou nacionalização de todos os bens do Estado ucraniano em seu território.
         O documento aprovado pelo Parlamento em Simferopol afirma que as leis ucranianas não são mais aplicadas na Crimeia e que o governo de Kiev já não tem nenhuma autoridade sobre a península.
         O presidente do Parlamento da Crimeia, Volodimir Konstantinov, anunciou a dissolução de todas as unidades militares ucranianas com base na península e indicou que os soldados ucranianos leais a Kiev deverão abandonar a península. Aqueles que quiserem poderão aderir às forças armadas da Crimeia ou da Rússia.

O que muda para a população?
        O primeiro-ministro da Crimeia, Serguei Axionov, anunciou uma alteração no fuso horário na península em 30 de março, que passará ao horário de Moscou (GMT+4), duas horas antes da hora de Kiev atualmente em vigor.
         Anteriormente, Axionov havia anunciado que o período de transição de todas as instituições da Crimeia para a Rússia levaria pelo menos um ano.
         O Parlamento anunciou ainda que o rublo é agora a moeda oficial da república separatista da Crimeia, mas a moeda ucraniana, a grivna, poderá ser utilizada até 1º de janeiro de 2016. Entretanto, não foi informado quando o rublo começa a circular na região.
         Segundo o jornal “Washington Post”, as autoridades afirmaram que todos os funcionários de serviços e empresas públicas continuarão empregados caso estejam realizando um bom trabalho – e muitos deverão ter aumentos de salário.
         Em relação à educação, novos livros escolares devem ser distribuídos, com maior conteúdo dedicado à história russa e sua versão de eventos como a Segunda Guerra Mundial. Segundo autoridades, os nascidos na Crimeia poderiam entrar em universidades russas sem precisar passar por exames de admissão – isso deve ocorrer por pelo menos um ano.
Segundo o jornal, ainda não há detalhes sobre a situação de documentos da população – acredita-se que todos os que são de origem russa e falem o idioma poderão receber passaportes russos. Aqueles que preferirem manter seu passaporte ucraniano não serão forçados a deixar a região, mas não poderão votar em futuras eleições.
         A situação dos transportes também permanece indefinida. Há voos da Crimeia para Moscou, Kiev e Istambul, além de um trem que segue para a capital ucraniana. Com a crise e uma possível ruptura com a Ucrânia, não se sabe se os voos e trens serão mantidos.
As leis ucranianas e russas são bastante semelhantes, por isso não deve haver muitas mudanças práticas para a população. Entretanto, bens como casas, carros e outras propriedades terão que ser registrados pelas autoridades russas, assim como certidões de nascimento e casamento.

Qual o papel da Rússia?
         A decisão final sobre a reunificação é de Moscou – que, no entanto, sempre afirmou que iria “respeitar a decisão” do povo da Crimeia.
         Para aprovar a lei de anexação da Crimeia, primeiro será enviado ao presidente russo Vladimir Putin o apelo da região para se juntar à Rússia. Se aprovado, Putin o passará às câmaras alta e baixa do parlamento, que trabalharão em um tratado para ser assinado entre a Rússia e a Crimeia.
Um período de transição pode ser definido no tratado para que a Crimeia integre os sistemas econômico, financeiro, legal e de crédito do país.
        Após a assinatura do tratado, ele deve ser verificado pelo Tribunal Constitucional da Rússia e, então, será votado pelas duas casas do parlamento russo.
Acredita-se que a anexação será feita sem incidentes por parte da Rússia. Putin já se disse favorável ao processo anteriormente, e defendeu em conversas com os líderes ocidentais a legitimidade do referendo e da reintegração.
         O governo de Moscou também segue tentando um acordo internacional para que a anexação seja aprovada pelas grandes potências e aceita pela Ucrânia. A Rússia anunciou ter enviado várias propostas à União Europeia e aos Estados Unidos, como a formação de um grupo internacional de “apoio” à Ucrânia para ajudar o país a “sair da crise”.

Quais serão as novas responsabilidades de Moscou?
          Com a reintegração da Crimeia à Rússia seria necessário transferir o gerenciamento de bancos, serviços e transportes públicos, entre outros, de Kiev para Moscou – uma operação que sem dúvidas será custosa.
          Ainda não se sabe como o governo russo irá assumir as responsabilidades ucranianas na região. A Crimeia é totalmente dependente da Ucrânia - tanto economicamente quanto em termos de infraestrutura. Cerca de 90% da água, 80% da energia e 65% do gás utilizados na península são obtidos no restante do país, segundo a rede de TV “CNN”.
Seu orçamento também é gravemente dependente de Kiev – cerca de 70% dos US$ 1,2 bilhão disponíveis têm origem na Ucrânia.
         Segundo a agência “ITAR-Tass”, um sistema especial de impostos pode ser criado na Crimeia.

Como a Ucrânia reagiu?
        O presidente interino da Ucrânia, Olexander Turchynov, chamou o referendo de "grande farsa" decidida no Kremlin e pediu a mobilização parcial das tropas para enfrentar a “ingerência da Rússia nos assuntos internos da Ucrânia”, o que foi aprovado pelo Parlamento.
          Mais de 40 mil reservistas foram convocados. Os deputados também aprovaram a utilização de 530 milhões de euros para garantir a capacidade de combate das Forças Armadas.
Apesar de a Crimeia ter determinado o desmantelamento das tropas de Kiev em seu território, o ministro ucraniano da Defesa, Igor Teniukh, afirmou que as tropas do país permanecerão na Crimeia.

Qual a reação do Ocidente?
          Os Estados Unidos e a União Europeia não reconheceram o resultado do referendo, considerado "ilegal segundo a Constituição ucraniana e a lei internacional".
Um dia após o pleito, a UE decidiu adotar sanções contra personalidades consideradas responsáveis pela organização do referendo. Foram determinadas restrições de viagem e bloqueio de bens contra 21 pessoas da Ucrânia e da Rússia.
           Os Estados Unidos também anunciaram sanções contra sete altos funcionários do governo de Moscou e quatro ucranianos, entre eles o deposto presidente Viktor Yanukovich.
No dia do referendo, o presidente dos EUA, Barack Obama, disse a Putin que não reconheceria o resultado e que os EUA estão "preparados" para aplicar sanções a Moscou.
           A Casa Branca ameaçou cortar o acesso de corporações russas ao sistema financeiro ocidental - medida que pode afetar os mercados internacionais.

A decisão pode ser contestada?
          Segundo os dados oficiais, o referendo teve 96,77% de apoio à integração, com 81% de participação dos eleitores.
           Opositores do governo russo acusam Moscou de ter pressionado a população da Crimeia para votar pela anexação à Rússia. Também houve reclamações de que as cédulas de votação não tinham como opção manter a situação da Crimeia como a atual, sem mudanças.
Uma fonte oficial sênior dos EUA disse à Reuters que há evidências concretas que algumas cédulas de votação chegaram pré-marcadas aos locais de votação do referendo no domingo, e que outras anormalidades também foram detectadas.
           Os cidadãos de origem étnica russa formam 58% da população da região da Crimeia. Entre 12% e 15% são tártaros, um minoria muçulmana; o restante é de origem ucraniana.
Além dos ucranianos que disseram preferir ficar sob o governo de Kiev, os tártaros também insistem em permanecer como parte da Ucrânia e se dizem preocupados com seu destino se forem obrigados a se integrar a um novo país. A minoria foi deportada em massa por Joseph Stalin para a Sibéria e Ásia Central, mas começou a voltar durante os últimos anos de Guerra Fria.

CRÉDITOS:
Imagem e Referência Bibliográfica: http://g1.globo.com

Um comentário:

  1. Um belo relato sobreos acontecimentos sobre a Crimeia, Gostei muito de ler.
    Um abraço,
    Élys.

    ResponderExcluir