E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

quarta-feira, 6 de março de 2013

Meteoro ou Meteorito na Rússia?


        
          Centenas de pessoas ficaram feridas em consequência de um meteoro, ou centenas de meteoritos, que atravessou o céu sobre a Rússia no dia 15 de fevereiro de 2013, lançando bolas de fogo na direção da Terra, quebrando janelas e acionando alarmes de carros.




          Meteoros e meteoritos são objetos compostos de rocha e metal que podem se desprender de corpos do sistema solar, viajar pelo espaço e cair na superfície terrestre. Muitas vezes, esses objetos celestes são tão pequenos que se desintegram quando entram na atmosfera do planeta. Portanto, incidentes como o da Rússia são raros.

          O meteorito que atingiu a Rússia explodiu antes de alcançar o solo por causa do enorme calor gerado pela compressão do ar na frente do corpo celeste. Como ele estava a uma distância entre 15 e 20 km do solo, a explosão não gerou danos ainda maiores.

          O evento foi observado nas regiões de Tcheliabinsk, Tyumen e Sverdlovsk, localizadas na República da Bashkiria e no norte do Cazaquistão. Cerca de 300 edifícios foram danificados pelo impacto do meteorito.

          Um meteoróide (que é um asteroide de pequenas dimensões) passa a ser chamado de meteoro quando adentra a atmosfera terrestre, e, com o contato com a resistência do ar, provoca atrito em sua superfície e começa a queimar e se desgastar até desaparecer. São as chamadas "estrelas cadentes".

          No entanto, quando este meteoro consegue sobreviver a incrível pressão da resistência do ar e se encontra com a superfície terrestre, então ele passa a se chamar meteorito.

          O da Rússia, por exemplo, foi um meteoro que explodiu em milhares de pequenos meteoritos.


CRÉDITOS:

Referência Bibliográfica:
info.abril.com.br
g1.globo.com

Imagem:
diariodigital.sapo.pt
 

7 comentários:

  1. TIAGO BRAGA CRISTO, NONO ANO, N 17º23 de março de 2013 às 14:01

    1.
    Meteoroides são fragmentos de materiais que vagueiam pelo espaço e que, segundo aInternational Meteor Organization (Organização Internacional de Meteoros), possuem dimensões significativamente menores que um asteroide e significativamente maiores que um átomo ou molécula, distinguindo-nos dos asteroides - objetos maiores, ou da poeira interestelar - objetos micrométricos ou menores.
    2.
    Meteoros são partículas de poeira ou rocha que ficam voando pelo espaço a alta velocidade. Quando entram na atmosfera da Terra se tornam incandescentes e pegam fogo, fazendo um imenso risco no céu. Parecem que são grandões mas, na maioria das vezes, não passam de grãozinhos de areia.
    3.
    Um meteorito é a denominação dada quando um meteoróide, formado por fragmentos de asteróides ou cometas ou ainda restos de planetas desintegrados, que podem variar de tamanho desde simples poeira a corpos celestes com quilômetros de diâmetro, alcançam a superfície da Terra, pode ser um aerólito (rochoso), siderito (metálico) ousiderólito (metálico-rochoso).
    4.
    Mais provavelmente, o meteorito explodiu antes de atingir o solo por causa do enorme calor gerado pela compressão do ar na frente do meteoro ou asteroide. Este fenômeno é chamado de bólido ou explosão aérea. A Roscosmos, agência espacial russa, diz que o meteorito estava a uma velocidade de 30km/s (108.000 km/h). Ele pesava 10 toneladas antes de entrar na atmosfera terrestre.
    5.
    Meteoro: Fenômeno luminoso resultado da incandescência, pelo atrito com o ar, de partículas sólidas de origem extraterrestre. Penetram na atmosfera terrestre mas não chegam a colidir com o solo. São popularmente conhecidos como "Estrelas cadentes".
    Meteorito: É a denominação dada quando um meteoróide, formado por fragmentos de asteróides ou cometas ou ainda restos de planetas desintegrados, que podem variar de tamanho desde simples poeira a corpos celestes com quilômetros de diâmetro alcançam a superfície da Terra, pode ser um aerólito(rochoso), siderito (metálico) ou siderólito (metálico-rochoso).Tais eventos acontecem aproximadamente 150 vezes por ano sobre toda a superfície terrestre.

    ResponderExcluir
  2. Gustavo Tupich 9º ano

    1-O que é um meteoróide?
    Meteoróides são restos de cometas ou asteróides que se chocaram e partiram e têm dimensões mínimas, entre poucos micra (plural de mícron) e alguns centímetros, tão pequenos que não podem ser detectados. Alguns meteoróides chegam a resvalar pela atmosfera superior e voltar ao espaço. É que o angulo de entrada foi tão raso, que ele não conseguiu penetrar, como uma pedra chapinhando na água.
    2-O que é um meteoro?
    Um meteoro é um asteróide ou outro objeto que queima e vaporiza com a entrada na atmosfera da Terra; meteoros são comumente conhecidos como "estrelas cadentes". Se um meteoro sobrevive à queda através da atmosfera e aterra na superfície, ele é conhecido como um meteorito.
    3-O que é um meteorito?
    Um meteorito é a denominação dada quando um meteoróide, formado por fragmentos de asteróides ou cometas ou ainda restos de planetas desintegrados, que podem variar de tamanho desde simples poeira a corpos celestes com quilômetros de diâmetro, alcançam a superfície da Terra, pode ser um aerólito (rochoso), siderito (metálico) ou siderólito (metálico-rochoso).
    4-Por que o meteorito que atingiu a Rússia explodiu antes de alcançar o solo?
    O meteorito que atingiu a Rússia explodiu antes de alcançar o solo por causa do enorme calor gerado pela compressão do ar na frente do corpo celeste.
    5-Pelo que são formados os meteoros e os meteoritos?
    Meteorito:formado por fragmentos de asteróides ou cometas ou ainda restos de planetas desintegrados.
    Meteoro:pelo atrito com o ar, de partículas sólidas de origem extraterrestre. Penetram na atmosfera terrestre mas não chegam a colidir com o solo.

    ResponderExcluir
  3. 1.
    Um meteoróide é um asteroide de pequenas dimensões, que não adentra na atmosfera terrestre.
    2.
    É chamado de meteoro, um meteoróide que adentra a atmosfera terrestre, e, com o contato com a resistência do ar, provoca atrito em sua superfície e começa a queimar e se desgastar até desaparecer. São as chamadas "estrelas cadentes".
    3.
    Meteorito é um meteoro que resiste a entrada na atmosfera e entra em contato com a crosta terrestre.
    4.
    Por causo que a pressão e temperatura em torno dele era gigantesca, o que fez com que ele se dividisse em vários meteoritos.
    5.
    Eles são compostos por rocha e poeira estelar.

    ResponderExcluir
  4. Brenda Tizatto

    1- O que é meteóroide?
    = Um meteoróide (que é um asteroide de pequenas dimensões) passa a ser chamado de meteoro quando adentra a atmosfera terrestre, e, com o contato com a resistência do ar, provoca atrito em sua superfície e começa a queimar e se desgastar até desaparecer. São as chamadas "estrelas cadentes".

    2- O que é um meteoro?
    = Os meteoros são objetos compostos de rocha e metal que podem se desprender de corpos do sistema solar, viajar pelo espaço e cair na superfície terrestre. Muitas vezes, esses objetos celestes são tão pequenos que se desintegram quando entram na atmosfera do planeta.

    3- O que é um meteorito?
    = Meteoritos são objetos compostos de rocha e metal que podem se desprender de corpos do sistema solar, viajar pelo espaço e cair na superfície terrestre. Muitas vezes, esses objetos celestes são tão pequenos que se desintegram quando entram na atmosfera do planeta. Portanto, incidentes como o da Rússia são raros.

    4- Por que o meteorito que atingiu a Rússia explodiu antes de alcançar o solo?
    = O meteorito que atingiu a Rússia explodiu antes de alcançar o solo por causa do enorme calor gerado pela compressão do ar na frente do corpo celeste. Como ele estava a uma distância entre 15 e 20 km do solo, a explosão não gerou danos ainda maiores.
    5- Pelo que são compostos os meteoros e meteoritos?
    = Meteoros e meteoritos são objetos compostos de rocha e metal que podem se desprender de corpos do sistema solar, viajar pelo espaço e cair na superfície terrestre. Muitas vezes, esses objetos celestes são tão pequenos que se desintegram quando entram na atmosfera do planeta. Portanto, incidentes como o da Rússia são raros.

    ResponderExcluir
  5. Leonardo Bortoluzzi 9º ano

    1.Um meteoróide é um fragmento de matéria interplanetária, cuja dimensão é bastante menor que um asteroide e bastante maior que uma molécula. Um meteoro é portanto causado pela passagem de um meteoróide na atmosfera terrestre. Os meteoróides podem ter várias origens: podem ser matéria expelida por um cometa, principalmente quando este se aproximou do Sol; podem ter origem na colisão entre asteroides; ou ainda podem ser fragmentos de matéria que se originaram no tempo da formação do Sistema Solar.
    2. O meteoro é popularmente chamado de estrela cadente,ainda que na realidade nada tenha a ver com estrelas. Um meteoro é um fenómeno luminoso provocado pela passagem de um fragmento de matéria interplanetária que entra na atmosfera terrestre. A fricção da atmosfera faz arder essa pequena partícula de matéria e é isso que observamos quando surge um meteoro.
    3. Um meteorito é o nome que se dá a um meteoróide quando este cai na superfície da Terra. O maior meteorito encontrado é o meteorito Hoba West, com cerca de 66 toneladas, e situa-se na Namíbia. Este meteorito provavelmente caiu na Terra há menos de 80.000 anos.
    4.Por acontecer Uma forte pressão frontalmente e como n tinha como perder velocidade ele sofreu uma compressão fazendo explodir
    5. compostos por côndrulos, podendo também conter partículas de ferro. Os condritos carbonácios podem conter moléculas complexas de hidrocarbonetos.

    ResponderExcluir
  6. Não gosto desse blog porque o autor dificilmente posta algo, faz 2 meses que o cara não escreve nada!!!

    ResponderExcluir