E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Alunos da Escola Vicentina Santa Ana visitam a Usina Hidrelétrica Salto Santiago

          No dia 19 de outubro, os alunos do sexto ano da Escola Vicentina Santa Ana, juntamente com os professores Irmã Aparecida Martins da Silva e Elizandro Gadomski e a pedagoga Ana Paula Massuqueto visitaram a Usina Hidrelétrica Salto Santiago.

          A visita fez parte de um projeto sobre geração de energia elaborado pelo professor Elizandro na disciplina de Geografia. A partir do segundo trimestre iniciou-se o trabalho em sala de aula, onde os educandos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco as formas de geração de energia existentes. Entre essas maneiras, temos a geração por meio de usinas hidrelétricas.
           Como em nossa região temos a Usina Hidrelétrica Salto Santiago, uma das usinas de responsabilidade da Tractebel Energia, aproveitamos para levar os alunos a conhecerem de perto como funciona a geração de energia utilizando da água de rios. Os mesmos tiveram a oportunidade de visitar alguns espaços da usina, como a sala de controle, a sala que fica sobre as turbinas e as comportas. Também passearam pelos arredores da usina.
            Durante a visita os educandos também tiveram a oportunidade de participar de uma gincana que é proposta a todas as turmas que participam do programa de visitas da Tractebel Energia. Nessa gincana que tinha como tema “Lixo é Luxo – Meios de Transporte não Poluentes”, os educandos, divididos em grupos confeccionaram, somente com material reciclável, meios de transporte não poluentes.
           Segundo o professor Elizandro “a visita é de grande valia para os educandos, pois eles têm a oportunidade de melhor compreender o processo de geração de energia por meio de usinas hidrelétricas, porque além do conteúdo estudado em sala de aula, eles podem ver de perto como acontece esse processo. Além disso, ainda puderam refletir um pouco mais sobre a importância da preservação ambiental por meio da participação na gincana, o que vem reforçar tudo o que trabalhamos em um outro projeto já concluído esse ano e realizado com todas as turmas sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20 ”.
           Aproveitamos para agradecer à direção da escola que oportunizou essa visita, bem como a equipe da Tractebel Energia que nos recebeu muito bem, mostrando os espaços da usina e levando os alunos à reflexão sobre o meio ambiente, tema tão discutido na atualidade.

CRÉDITOS:
Imagem: http://2244.br.all.biz/ (Tractebel Energia) 

Um comentário:

  1. Aula como essa, dá gosto!! Desperta mentalidade e inspira novos olhares, parabéns!

    ResponderExcluir