E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

O Brasil também treme?

          Não poderíamos deixar de comentar sobre os terremotos que estão sendo registrados, nos últimos meses, no território brasileiro. Mas, como assim, terremoto no Brasil? Pensei que, por o Brasil estar no centro da placa Sul-Americana, não ocorresse terremoto aqui. Vamos entender então, como isso acontece.
          No interior do planeta, na fronteira entre a crosta terrestre e os mantos de magma, há placas tectônicas que se encaixam como peças de um quebra-cabeça. Em algumas áreas do globo, como é o caso do continente sul-americano, essas placas deslizam umas sobre as outras o que gera um atrito tão forte que empurra a crosta terrestre para cima, gerando terremotos.
          Nos últimos meses, o Brasil nunca tremeu tanto. As falhas geológicas que cruzam o solo do País geraram 30 sismos com magnitude acima de 5 graus. Os primeiros abalos registrados foram no ano de 1955, em Mato Grosso e no Espírito Santo. Depois disso, as maiores incidências estão no Ceará e no Rio Grande do Norte.
       Geralmente, os terremotos são sentidos nos lugares mais próximos do encontro de duas placas tectônicas. Porém, dependendo da intensidade do tremor, esses podem ser sentidos em lugares mais distantes. Essa é a explicação que se tem para os tremores no Brasil. Analisando as imagens abaixo, podemos entender melhor tal explicação.

           Nessa primeira imagem, temos a ilustração dos pontos de encontro das placas tectônicas e podemos observar que o Brasil está no centro da placa Sul-Americana. Os epicentros dos terremotos geralmente ocorrem no encontro dessas placas. No caso podem ocorrer no Oceano Atlântico e no Oceano Pacífico. Nesses pontos também há a grande ocorrência de vulcões, como pode ser observado. Dessa forma, dependendo da intensidade, o terremoto pode sim ser sentido em território brasileiro.

          Na segunda imagem, temos os vários registros de tremores que ocorreram em solo brasileiro.





CRÉDITOS:
Referência Bibliográfica:
www.geomundo.com.br

Imagens:
www.geomundo.com.br
www.infoescola.com
www.brasilescola.com
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário